Cultura

Câmara Municipal de Teófilo Otoni aprova projeto que declara a "Expovales" como Patrimônio Cultural

06/02/2024 às 18:40hs
197
0

#CULTURA 🐮 A Câmara Municipal de Teófilo Otoni aprovou, por unanimidade dos parlamentares, em primeiro turno, na noite desta terça-feira (06/02), um projeto de lei que declara a Exposição Agropecuária dos Vales do Mucuri, Jequitinhonha e São Mateus, conhecida como Expovales, como Patrimônio Cultural do município. O projeto, de autoria do Vereador Gabriel Gusmão (Republicanos), também inclui a Expovales no calendário oficial de eventos da cidade.

A proposta visa garantir a preservação e fortalecimento desse importante evento, que ocorre anualmente no mês de junho. A Expovales desempenha um papel significativo tanto no meio cultural quanto comercial, reunindo expositores, agricultores e a comunidade em geral em uma celebração que destaca a riqueza agropecuária da região.

Segundo o Vereador Gabriel Gusmão, autor do projeto, a iniciativa busca assegurar a permanência da Expovales como um elemento essencial no cenário cultural e comercial de Teófilo Otoni. A declaração como Patrimônio Cultural reforça o compromisso em preservar a identidade e a tradição representadas pela exposição, além de facilitar a captação de recursos para sua promoção.

"A presente proposta visa declarar como patrimônio cultural de Teófilo Otoni a Exposição Agropecuária dos Vales do Mucuri, Jequitinhonha e São Mateus - Expovales, bem como incluir mencionado evento no calendário oficial de eventos do Município. Tal proposta visa garantir a permanência desse importante evento no meio cultural e comercial, solidificando-o e possibilitando sua ampla divulgação", destacou o vereador.

O projeto ainda ressalva a possibilidade de alteração da data da exposição por ocasião de caso fortuito devidamente justificado, proporcionando flexibilidade para sua realização. A aprovação unânime em primeiro turno na Câmara Municipal sinaliza o reconhecimento da Expovales como um patrimônio cultural relevante para Teófilo Otoni, representando um passo importante na preservação e promoção desse evento tradicional na região.

Faça um comentário

Desenvolvido pelo Núcleo de TI da Câmara Municipal de Teófilo Otoni - Todos os Direitos Reservados