Lei que torna 'Expovales' como Patrimônio Cultural é aprovada por unanimidade

20/02/2024 às 18:25hs

#AGRO 🐮 A Câmara Municipal de Teófilo Otoni aprovou, por unanimidade dos parlamentares, em segundo turno, na noite desta segunda-feira (19/02), o Projeto de Lei que declara a Exposição Agropecuária dos Vales do Mucuri, Jequitinhonha e São Mateus - EXPOVALES, como Patrimônio Cultural de Teófilo Otoni. A proposta, de autoria do Vereador Gabriel Gusmão (Republicanos), também inclui a EXPOVALES no calendário oficial de eventos do município.

O objetivo do projeto é garantir a permanência e promoção desse importante evento, que ocorre anualmente no mês de junho. A EXPOVALES desempenha um papel significativo tanto no meio cultural quanto comercial, reunindo expositores, agricultores e a comunidade em geral em uma celebração que destaca a riqueza agropecuária da região.

Gabriel Gusmão argumentou que a proposta visa "declarar como patrimônio cultural de Teófilo Otoni a Exposição Agropecuária dos Vales do Mucuri, Jequitinhonha e São Mateus - EXPOVALES, bem como incluir mencionado evento no calendário oficial de eventos do Município. Tal proposta visa garantir a permanência desse importante evento no meio cultural e comercial, solidificando-o e possibilitando sua ampla divulgação".

A medida visa não apenas reconhecer a relevância cultural da EXPOVALES, mas também assegurar recursos para sua promoção e manutenção ao longo dos anos. Além disso, o PL ressalta a possibilidade de alteração da data da exposição por ocasião de caso fortuito devidamente justificado, proporcionando flexibilidade para sua realização. Com a aprovação unânime na Câmara Municipal, a EXPOVALES ganha status de Patrimônio Cultural de Teófilo Otoni, representando uma importante conquista para preservação e promoção desse evento tradicional na região. A comunidade se une na expectativa de que a medida fortaleça ainda mais a tradição e a participação na Exposição Agropecuária dos Vales do Mucuri, Jequitinhonha e São Mateus.