Economia

Câmara aprova orçamento de 2024, que passa de 1 bilhão de reais pela primeira vez na história

21/12/2023 às 18:00hs

Municipal de Teófilo Otoni aprovou, na noite desta quinta-feira (21), em uma reunião extraordinária marcada por grande expectativa, o Orçamento do município para o exercício financeiro de 2024, estimado em R$1,052 bilhão de reais. Os vereadores reuniram-se para analisar e decidir sobre as propostas apresentadas, as quais refletem as demandas e prioridades do município.

O orçamento municipal deste ano enfrenta desafios específicos, levando em consideração as necessidades locais nas áreas de saúde, educação, infraestrutura e demais serviços públicos. Os vereadores assumem a responsabilidade de alocar recursos de maneira eficiente, buscando atender às expectativas da população e promover o desenvolvimento sustentável.

O presidente da Câmara Municipal, o vereador Lidiomar da Saúde, ressaltou a importância do debate democrático e da transparência no processo de votação. "Estamos aqui para representar os interesses da população de Teófilo Otoni da melhor forma possível. O orçamento é uma ferramenta crucial para traduzir esses anseios em ações efetivas", afirmou o presidente.

O Orçamento Municipal é dividido em duas partes principais: o orçamento fiscal, que cobre despesas com serviços públicos como saúde, educação e infraestrutura, e o orçamento da seguridade social, voltado para ações de previdência e assistência social.

O processo de elaboração do orçamento envolve o Poder Executivo, que propõe o documento, e o Poder Legislativo, responsável por discutir e aprovar.

As receitas municipais vêm principalmente de tributos, transferências constitucionais e convênios. As despesas englobam custos com serviços públicos, investimentos, entre outros compromissos.