Biografia

Vicentina Pereira Alves, nasceu em Capelinha MG, e mudou-se para Teófilo Otoni ainda jovem. Militante desde a juventude nos Movimentos Sociais ajudou a criar as primeiras Associações de bairro de Teófilo Otoni, juntamente com Pe. Giovane Lisa, buscando fortalecer as lutas das comunidades, a fim de manter sempre firme o diálogo com o poder público na busca por melhores condições de vida da população. Participou ativamente da Coordenação dos Mutirões de construção dos Bairros Taquara e São Benedito.

Uma das idealizadoras e fundadoras do Projeto Casa Nazaré nos Bairros Vila Esperança e Taquara em Teófilo Otoni.

Com os trabalhadores e trabalhadoras, militou no sentido de apoiar suas lutas participando ativamente de ações que resultou na fundação do Partido dos Trabalhadores em Teófilo Otoni, no qual milita até hoje. Candidatou-se a vereadora pensando em dar “Voz ao Social na Câmara Municipal”, e assim participar ativamente na construção coletiva de uma cidade melhor de se viver.

Propõe em seu Mandato a participação efetiva nos movimentos sociais diversos; luta de mulheres, Economia Solidária, defesa da garantia dos direitos das Crianças e dos Adolescentes, participação nos Conselhos Municipais e coletivos voltados para a área ambiental como o COLMEIA (Coletivo Local de Meio Ambiente).

O Mandato da Vereadora Tina, realiza várias atividades, como o GABINETE ITINERANTE cujo objetivo é levar a estrutura do gabinete para a comunidade, afim de servir como referência para os moradores que buscam contribuir e sugerir projetos e alternativas para os problemas da cidade; o Mandato ainda realiza Audiências Públicas e Seminários, visando sempre a participação Popular

Gabinete:
Praça Tiradentes, 170 – Centro
Telefone  3536-4007

Leis Aprovadas

 

Dispões sobre a política de direitos da mulher no município de Teófilo Otoni; o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher; cria o Fundo Municipal dos Direitos da Mulher e dá outras providências.

Autoriza as escolas da Rede Municipal de Ensino realizarem, no mínimo dois seminários, com carga horária de 8 (oito) horas em cada atividade e cada ano letivo, sobre a temática dos direitos e garantias Fundamentais da Criança e do adolescente, para crianças a partir do 6° ano do ensino fundamental e dá outras providências.

Dispõe sobre obrigatoriedade das Instituições de Ensino Superior de Afixar Placas ou Cartaz com informações sobre a gratuidade na emissão de Diploma e Histórico Escolar na forma que especifica, e dá outras providências.

Dispõe sobre obrigatoriedade dos hospitais públicos e privados e instituições congêneres a notificarem ocorrências de uso de bebida alcoólicas/ou entorpecentes por crianças e adolescentes.

Dispõe sobre a avaliação periódica dos equipamentos públicos esportivos do Município.

Dispõe sobre a realização semestral de Procedimentos de Inspeção Sanitária e coleta de Amostras das águas de reservatórios das escolas, creches e unidades de saúde do município de Teófilo Otoni.

Dispõe sobre a autorização da manutenção de um profissional de enfermagem em creches e escolas de educação infantil da rede pública municipal de Teófilo Otoni.

Autoria criação do Programa de Atendimento Pedagógico Hospitalar e Domiciliar no âmbito do Município.

Dispõe sobre o direito a gratuidade no transporte público e qualquer estabelecimento de cultura e lazer ao acompanhamento do deficiente sem autonomia.

Declara entidade de utilidade pública a Associação de Desenvolvimento dos Trabalhadores Rurais de Bias Fortes-ADTRBF e dá outras providências.

Dispõe sobre a Política Municipal de Fomento á Economia Popular Solidária, do Conselho Municipal de Economia Popular Solidária, o fundo Municipal de fomento á Economia Popular Solidária no Município de Teófilo Otoni.

Projeto de Lei que altera a lei Municipal n°6.013/209, que institui a redução de horas trabalhadas para funcionários públicos municipais deficientes e ou aqueles que são pais ou responsáveis por deficientes físicos mentais.

Dispõe sobre a “designação de Praça Pública”. Fica designada Praça Reinaldo Barreiros, área de 800 mt² de propriedade da Associação Pró Caca, localizada entre a Rua Altamiro Nunes Leite, e Rua Alberto Liesner, no bairro Taquara.

Dispõe sobre a denominação de logradouro público. Fica denominada de Avenida Sibipuruma a rua localizada no Bairro São Diogo, esquina com a Av. Abid Cadar, nesta cidade de Teófilo Otoni.

Declara Entidade de Utilidade Pública a Associação Amigos da Terceira Idade e dá outras providências.

Dispõe sobre denominação de Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas- CAPS AD II e dá outras providências. Fica denominado Dr. José Roberto Corrêa o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas.

Altera a redação da Lei n° 5732/2007 e dá outras providências. A lei trata do processo de escolha dos Vereadores Mirins.

Altera a redação do artigo 22, inciso I alínea da Lei 7.216/2017 e dá outras providências. Trata-se de alteração I do Poder Público para 1 representante do Legislativo Municipal.